Escolha uma Página

Com certeza você já ouviu alguém dizer que usa/usou ácido, que a pele ficou péssima, mas que depois ficou linda, que não pode fazer tal coisa por causa do ácido… mas você sabe como e pra que isso funciona? Pensando nisso eu resolvi fazer uma série  que vai ser dividida em três posts: O que é/pra que serve?;  Cuidados que preciso ter durante o uso; Quando posso ver resultados? A função desse post é esclarecer dúvidas gerais sobre o assunto, mas é bom lembrar que pra saber mesmo sobre isso e se você pode usar ou não, só seu dermatologista pode te ajudar. Vamos começar?

O que é esse tal de Ácido? Pra que serve?

Existem vários tipos de ácido e cada um tem uma finalidade: clarear manchas, tratar a acne vulgar, função antisséptica, função antioxidante e etc. Entretanto, todos tem basicamente o mesmo princípio que é a renovação da pele. Os mais comuns são os retinóicos (ou  tretinoína) e o adapaleno.

O ácido retinóico tem eficácia comprovada principalmente no combate ao fotoenvelhecimento e a acne, mas seus efeitos colaterais são bem fortes – nem tudo são flores. Uma alternativa que tem bem menos efeitos colaterais e que também é um retinóide é o Adapaleno – o que eu uso. É mais indicado no tratamento da acne vulgar (acne severa não pode, no próximo post eu explico), possuindo ação antiinflamatória.

Pode ser encontrado em gel ou creme e a aplicação varia de pessoa pra pessoa – vai depender da finalidade do uso e da orientação do seu dermatologista. Normalmente é noturna e depois da pele limpa e seca e durante o inverno porque a incidência dos raios solares é menor. Assim, os resultados são melhores e reduzem os riscos de manchas ou outros efeitos indesejados.No meu caso, alterno com um gel regenerador, usando noite sim, noite não. Os resultados demoram um pouquinho pra aparecer, mas os efeitos colaterais (vermelhidão, ardência, sensibilidade e ressecamento) são visíveis em 5 dias e tem intensidade diferente em cada pessoa e produto.

Comecei a usar ácido por indicação da minha dermatologista depois que meu rosto se rebelou contra mim e saiu distribuindo espinhas com fartura por centímetro quadrado que nojo!. Uso o Differin 0,3% da Galderma. Como eu uso eu vou explicar no próximo post – tem fotos! E vocês? Usam ácido também? Compartilhem conosco!  Lá na página do blog a gente sempre debate algumas questões, é só curtir e ficar por dentro!