Caçadoras de Mitos – chumbo nos batons

Quem aqui não recebeu o tal email entitulado de “Batom da Morte” (forte não?! dá até medo de ler! rsrs)? Pois eu recebi de umas 4 pessoas diferentes. E nós não podíamos ficar sabendo de uma informação dessas e não testar pra mostrar pra vocês.

Pra quem não recebeu o tal email a história é a seguinte, os batons podem conter chumbo e geralmente os que mais contém são os que tem mais fixação. Só que o chumbo é uma substância cancerígena e por isso é perigoso usar batons com alta concentração da substância. Para saber se o batom tem ou não e se tem muito ou pouco é só você passar um pouco do batom na sua mão e esfregar um anel de ouro nele. Se ele escurecer ou ficar preto é porque contém chumbo. Quanto mais escuro ficar pior a situação da coisa!

A primeira coisa que pensei foi, aposto que os batons baratinhos vão ser os que mais tem! Engano meu, testei em quatro marcas diferentes e muito conhecidas e adoras por nós, vejam só:

Viu como ele ficou escuro no lugar onde passei o anel, isso mostra que há uma boa concentração de chumbo nele. E se você parar pra pensar o Snob é um dos batons da Mac que mais duram nos lábios (pelo menos nos meus). Viu como estava enganada sobre as marcas baratinhas, pois de barato a Mac não tem nada né?!

Não sei se vocês vão conseguir reparar bem, mas esse da Intense do Boticário foi o que ficou mais escuro. Pense bem, os batons matte geralmente são os que mais duram nos lábios não é?! E apesar dessa linha ser mais baratinha, o Boticário é uma marca boa, muitas vezes cara e super amada por nós.

Olha o da Vult como escureceu pouquinho. E ele foi o primeiro que veio na minha cabeça quando li esse email. Logo pensei: “ihhh os da Vult vão ficar pretinhos”. Olha o preconceito! rsrs E por incrível que pareça ele tem boa duração nos lábios também.

Me desculpem pela foto do Rosa Queimado da Avon que está bem ruinzinha, mas já aviso pra vocês que ele deu uma escurecida sim, mas nada como o da Mac ou da Intense. E no email fala que nos da Avon foram encontrados as maiores concentrações de Chumbo. Porém eu fiz esse teste e minhas primas também e nós encontramos mais concentração nos da Mac e menos nos da Avon.

Agora, deu pra ver que o anel de ouro escurece mesmo o batom, só que fica a dúvida, será que essa história de chumbo é mesmo verdade? E o quanto será necessário para que faça mal para nós?  O que acham dessa história toda?


25/07/11                 Categorias | Caçadoras de Mitos, Lívia, Maquiagem                 Tags | , , , , , ,

50 Responses to “Caçadoras de Mitos – chumbo nos batons”

  • Ju disse:

    q isso, tenho uma prima q num encontro de familia disse pro povo pra ngm usar batom da avon pq ela tinha recebido esse email ae, mas ela mesma usa batom mac… se ela lesse esse blog rssss

  • Pam Weitzel disse:

    Choquei!

    Queria muito saber a real verdade sobre isso também, morro de medo de ter um câncer mas amo meus batons rs

    bjs

  • Nunca recebi este email, e não faço ideia se a estória é verdade, mas me deixou tensa! =P
    Vale ap ena testar os batons vegans como os da lime crime, será?
    Bjos

    • Juliana disse:

      O chumbo não tem relação nenhuma com o fato de o batom ser vegan. Usando um batom assim você garante que não houve teste em animais e uso de produtos derivados.

      Ju

  • Juliana disse:

    Olá meninas!!
    Sou seguidora do blog e estudante de Física aplicada a ciência dos materiais. Trabalho com análises químicas. Eu acho estranho essa história do anel, nunca ouvi falar e não creio que seja essa a explicação (consigo pensar em mil motivos diferentes pra escurecer). Quanto ao chumbo presente nos batons, pode ser que exista uma quantidade mínima sim, mas devido à contaminação durante o processo de fabricação, e quanto a isso podem ficar despreocupadas, pois isso não fará mal. Caso tenham dúvida entrem em contato com os fabricantes, pois eles tem laboratórios que controlam isso e devem ter a informação do teor correto e que consequências isso pode trazer.

    • LORENAxD disse:

      meu AmorzinhO escuta nao eh so pq vc nao sabe de alguma coisa que ela nao eh verdade…. se vc tem varias teorias sobre o chumbo no batom apresente e a comprove, agora a teoria mais logica eh que existe sim chumbo nos batons, o que ha desta vez, eh a sua palavra contra a de varios quimicos blz? qual vc acha que pesaria mais????? uma teoria sem nexo ou uma teoria que alias nao eh mais teoria porque ela foi comprovada…. nao quero te intimidar nem tentaria pq pelo seu comentario da de perceber que vc tem e expressa suas opinioes e eu admiro isso , mas vc colocar ideias na cabeça das garotas dizendo que nao da cancer , eh a mesma coisa de dizer que se colocar o dedo na tomada nao da choque , isso eu nao aguento …..prontofalei#! BEIJOS de lorenaxD
      ;*

      • Jéh disse:

        Bom dia, LORENAXD.
        Eu concordo com a JULIANA, e se, realmente ela trabalha com análises químicas, ele tem sim propriedade para falar. Eu sou técnica em biotecnologia e te falo com propriedade.
        1º O chumbo(Pb) não é substância (o leva a erro no texto), ele é um elemento químico. Se fosse um texto escrito por uma autoridade, almenos poderia ter usado o acetato de chumbo, que é encontrado nos pigmentos.
        2º O Chumbo (elemento químico), é um metal representativo, pesado e ouro é um metal de transição (nossa que coincidência!)Existe uma tabela com os potenciais de Ox. dos metais. Quanto mais a esquerda, mais reativo é o metal e, quanto mais a direita, menos reativo (mais nobre) é esse metal. Metais alcalinos, Metais alcalinoterrosos, Al, Mn, Zn, Cr, Fe, Co, Ni, (Pb), H, **, Ag, Hg, (Au) portanto, eles não reagem entre si.
        3º “(…)mas devido à contaminação durante o processo de fabricação… Sim o batons contem vastos tipos de pigmentos e, neles contem tipos de metais. Ex.: (Fe2O3) Óxido de Ferrico, que dá aquela cor avermelhada.

        Bom eu poderia ficar aqui fazendo uma listas, mas está chegando o meu horário de almoço. Se você pegar um livro de química do 2º grau mesmo, se você puder e se interessar, vai entender.
        Beijos de Jéh.

      • Jéh disse:

        Bom dia, LORENAXD.
        Eu concordo com a JULIANA, e se, realmente ela trabalha com análises químicas, ele tem sim propriedade para falar. Eu sou técnica em biotecnologia e te falo com propriedade.
        1º O chumbo(Pb) não é substância (erro gravíssimo no texto), ele é um elemento químico. Se fosse um texto escrito por uma autoridade, almenos poderia ter usado o acetato de chumbo, que é encontrado nos pigmentos.
        2º O Chumbo (elemento químico), é um metal representativo, pesado e ouro é um metal de transição (nossa que coincidência!)Existe uma tabela com os potenciais de Ox. dos metais. Quanto mais a esquerda, mais reativo é o metal e, quanto mais a direita, menos reativo (mais nobre) é esse metal. Metais alcalinos, Metais alcalinoterrosos, Al, Mn, Zn, Cr, Fe, Co, Ni, (Pb), H, **, Ag, Hg, (Au) portanto, eles não reagem entre sim.
        3º “(…)mas devido à contaminação durante o processo de fabricação… Sim o batons contem vastos tipos de pigmentos e, neles contem tipos de metais. Ex.: (Fe2O3) Óxido de Ferrico, que dá aquela cor avermelhada.

        Bom eu poderia ficar aqui fazendo uma listas, mas está chegando o meu horário de almoço. Se você pegar um livro de química do 2º grau mesmo, se você puder e se interessar, vai entender.
        Beijos de Jéh.

  • Bárbara Caldas disse:

    Nossa! Fica a dúvida!
    Eu fiz o teste com o meu MAC Angel e ele ficou super preto….. Se tem mesmo a ver,eu nunca vi ngm com cancer de boca causado pelo uso de baton….

  • Vanessa disse:

    Pelo que pesquisei sobre o assunto, parece que existe chumbo em alguns batons sim, mas não o suficiente para causar prejuízos à saúde. Sem falar que chumbo causa problemas sim, mas não câncer.
    Tem uma pesquisa sensacionalista que compara o valor seguro com o limite em produtos alimentícios, mas se esquece que, para uma mesma concentração, a quantidade total a ser ingerida quando se come qualquer alimento é absurdamente maior do que os resíduos de batom que possam eventualmente ser ingeridos, então a comparação não é nada válida.
    Por exemplo, para doces, o limite é 0,1 ppm. Se você comer um doce de 50g com chumbo no limite, terá ingerido 0,000005 g de chumbo.
    O maior índice encontrado na pesquisa num batom foram “alarmantes” 0,65ppm (L’oreal Colour Riche). Um batom de 3,5g com essa concentração possui no total 0,0000023g de chumbo, menos da metade que o doce. Ou seja, mesmo que você coma de uma vez o batom (improvável), ainda ingeriu menos chumbo do que no doce.
    Esse e-mail é todo cheio de falhas e vive alterando a marca do “mais tóxico”, originalmente uma marca de Hong Kong, depois Ives St Laurent e no Brasil ora é Natura, ora é Avon.
    E a quantidade de chumbo é em partes por milhão, muito pequena, o que torna impossível de ser detectada por um teste como esse do anel.
    Seguem dois links interessantes:
    http://scienceblogs.com.br/uoleo/2008/11/batons-com-chumbo.php (comenta todas as falhas do e-mail e do teste do anel)
    http://www.breakthechain.org/exclusives/lipstick.html (comenta os resultados da pesquisa que classificou os batons como veneno. É interessante notar que nenhum batom da Avon deu positivo para chumbo, mesmo em baixos índices).

    Pode continuar a usar seus batons tranquilamente!

  • Talita disse:

    Credoooooooooooo!

  • Lívia Lívia disse:

    Depois do que a Juliana e a Vanessa falaram fiquei mais tranquila meninas!! Podemos usar nossos batonzinhos sem medo!!

    Beijosss

  • Bárbara Caldas disse:

    Adorei Vanessa!

  • Liss disse:

    Medoooooo*
    Se for verdade putz, estou ferrada porque fico de batom praticamente o dia todo! aii…

  • Natalia Mautoni disse:

    gostou do meu testezinho ne!? ahuahahuah mais depois do artigo citado ai axo q nos despreocupou um pouco nessa questão!beijoss

  • Isabelle Pedrosa disse:

    Recebi esse email da minha prima que adora pesquisar sobre esses mitos de câncer em 2004, e nem dei bola, pq na época tinha emails sobre tudo ser cancerígeno.
    Mas após ler o post fui testar com o Snob e realmente ficou escuro, mas testei com outros acabamentos (amplified, lustre e matte), apenas os lustre não escureceram nem um pouco.
    Confesso que não acredito nessa história de chumbo causar câncer. A Mac é uma marca grande e conhecida em todo o mundo, pq se arriscariam a colocar uma substância cancerígena que pode prejudicar a marca?

    • Bia Jiacomine @dmin disse:

      Oi Isabelle!!

      Pois é… tb penso como vc sobre a Mac e outras marcas mais conceituadas, mas fica sempre a dúvida lá no fundinho não é?!

      Beijosss

      Lívia

  • Bela disse:

    Olá! Só contribuindo com o assunto. Vejam o site http://www.greengloss.com.br/?p=415

  • Nadia disse:

    Lendo os comentários lembrei-me de que eu gostava de deixar minha aliança de ouro brilhando, brilhando e então para isso acontecer eu colocava Pasta de Dente e com um algodão dava brilho nela. O algodão ficava preto, preto e comparativamente ao preto do batom o da Pasta de Dente ganhava de 1000. Então significa que as pastas de dente também são cancerígenas neh ? Alguem teria alguma explicação ?

  • Nadia disse:

    Eu gostava de deixar minha aliança de ouro brilhando e para isso me ensinaram a usar Pasta de Dente. Colocava um pouco da pasta e dava brilho com algodão. Ficava brilhando e o algodão ficava muito preto. Comparativamente ao batom o preto da Pasta de Dente ganhava de 1000. Quer dizer então que a Pasta de Dente é cancerígena ? Alguém saberia informar ?

    • Bia Jiacomine @dmin disse:

      OI Nadia!!

      Poxa… não sei dizer! Sobre a pasta de dente eu conhecia apenas para clarear peças de prata, de ouro eu nunca tinha ouvido falar…

      beijãooo

      Lívia

  • talita disse:

    Recebi o e-email. Fiz o teste. O batom do boticário ficou totalmente preto da linha make-b. tb testei uma da racco, este nao mudou a cor!

  • sharlene shell disse:

    Acho que isso pode ser alguma jogada de marketing, para que deixemos de comprar algumas marcas.

  • Jessica Fernandes disse:

    Vocês deveriam ler isso http://scienceblogs.com.br/uoleo/2008/11/batons-com-chumbo/

    A tal medica que citam no e-mail não tem nada de biomolecular.. Ela é uma nutricionista e nem sabe como o nome dela fpo parar ali.. Chumbo é perigoso sim mas não causa necessáriamente o Cancêr..
    Agora parem e se façam a seguinte pergunta: “Como nunca ouvi um caso de câncer nos lábios por causa de batons sendo que 100% das mulheres usam??”
    É de se refletir não é mesmo??
    Bom, espero que não fiquem mais assustadas com isso.. Beijos meninas :*

  • aline disse:

    Ola meninas, sou consultora de beleza mary kay e acabei de receber uma mensagem dessas, fiz um texte com alguns de meus batons e nao ficou preto pois disseram q os nossos batons estavam contaminado, vou entrar em contato com a mary kay para maiores esclarecimentos.

  • Um dos meus hobbies é investigar emails que me parecem falsos.
    E eu recebo MUITAS dessas correspondências eletrônicas.
    Ontem eu recebi um com o assunto “Batons causam câncer”, o que já me chamou a atenção e ativou algumas sirenes de alerta.
    “Batons causam câncer? Todos eles? Que tipo de câncer? Quem disse isso? Por que eu não conheço uma só mulher que tenha câncer de lábios apesar de 100% das mulheres que eu conheço usarem batons?” e por aí vai.

    O email começa com um apelo emocional:

    Homens: Não deixem de passar este informativo para suas esposas, namoradas,amigas ou colegas de trabalho.

    Em seguida, um aviso de consequências graves:

    Mulheres: Atenção para o batom que usam.

    Mais alertas soam!
    Na sequência, temos:

    A Dra. Elizabeth Ayoub, é médica biomolecular e emitiu um alerta para batons contendo chumbo, que é uma substância cancerígena.

    Opa! Primeira alegação refutável!
    Chumbo não causa necessariamente câncer!
    Chumbo é um metal pesado dificilmente expelido pelo nosso organismo e que causa, sabidamente, distúrbios mentais (dificuldade de aprendizado e convulsões) e psicológicos (loucura pura e simples).
    Câncer não é uma doença registradamente causada pela exposição prolongada a chumbo.
    Arrá! O email já está errado desde o começo!
    Mas, vamos em frente.
    Outro dado fácil de testar é a presença da “Dra. Elizabeth Ayoub, médica biomolecular”.
    A pobre médica existe de fato, mas é uma nutricionista e não sabe como seu nome foi parar na versão nacional do email falso.
    (ATUALIZAÇÃO: estou tendo problemas com o link direto da página do Portal Médico. Se ela não abrir, procurem no Google por “conselho federal de medicina” e na página do portal, há um campo chamado “Busca Rápida de Médico” onde vocês podem procurar pelo nome da médica. Não precisa especificar estado.)
    Depois de ler a mensagem, uma busca rápida por “lipstick +lead” (batom e chumbo) no Google mostrou, logo no começo, a página Snopes, dedicada a esclarecer mitos, incluindo os via correio eletrônico.
    O email “original” (até onde se pode rastrear a fonte) usa a moeda corrente em Hong Kong, o HK$ (hong kong dólar), para dizer que o batom da marca “Red Earth” caiu de HK$67 para HK$9,90 devido ao uso de chumbo em sua composição.
    O email que eu recebi usa exatamente os mesmos números, mas em reais (R$).
    Será que existe paridade entre o dólar honconguês e a nossa moeda?
    Não!
    Outra sirene!
    Na primeira versão desse email, a marca tida como mais tóxica era Yves Saint Laurent, mas essa foi tirada da lista e colocaram, em seu lugar, a Avon como sendo a fabricante do batom mais contaminado (seria porque a Avon é mais conhecida aqui no Brasil que a YSL?).
    Nesse exato momento eu liguei para uma amiga minha que é Gerente Regional da Avon e perguntei-lha sobre o email.
    Ela prontamente citou a fonte original (de 2003), adicionando que, às vezes, a atacada é a Natura, e, a pedido meu, disse que tentaria me conseguir informações técnicas (composição química, especificamente) sobre os batons daquela marca, o que espero que ela arranje.
    Enquanto espero, aqui vão mais dados: todas as marcas citadas são vendidas nos EUA e lá (como aqui, mas usando um exemplo estrangeiro eu ganho simpatizantes!) só é permitido vender cosméticos que passam por testes rigorosos com o intuito de coibir a introdução de agentes contaminantes tóxicos ou perigosos que poderiam por em risco a população.
    O órgão responsável por esse controle chama-se Food and Drug Administration (que responde também pela sigla FDA) que exige que, sempre que uma quantidade de colorante for preparada, uma amostra tem que ser mandada para o FDA para ser testada.
    Todas as vezes!
    Sem exceção!
    O produto (nesse caso a tinta) só sai da fábrica para entrar em contato com humanos se for testada e receber a certificação de que é segura.
    A quantidade máxima de chumbo (massivamente presente na nossa atmosfera desde que descobriram que fazia bem para veículos automotores) que um desses corantes pode conter é de 20 ppm, ou partes por milhão.
    Exemplificando visualmente: um Palio Adventure Weekend pesa pouco mais que uma tonelada. Uma moeda de 1 real pesa mais ou menos 7 gramas.
    Três moedas equivalem a 20 ppm do carro.
    E a quantidade de chumbo registrada experimentalmente em batons é cem vezes menor.
    100.
    Isso tudo ainda é complementado pela legislação brasileira que também regula os produtos que consumimos que são ainda vigiados pelo maiores interessados, os consumidores!
    Mais uma boa: Comparando o email que recebi com o original, outra mudança que percebi foi no nome de duas marcas.
    No de 2003, existe um trecho que lê “Market America – Motives lipstick” enquanto na versão 2008 existem dois itens, “MARK AMERICA” e “MOTIVES LIPSTICK”.
    Mark America não existe, mas é uma passada-a-limpo mal feita de Market America, a companhia que vende o batom nomeado Motives.
    Quem quer que tenha traduzido o email o fez displicentemente, sem sequer checar a existência das marcas em destaque!
    O final da mensagem ensina um método para testar a presença de chumbo no batom:

    Eis um teste que você pode fazer:
    1. Ponha algum batom em sua mão;
    2. Com um anel de ouro esfregue sobre este batom;
    3. Se a cor do batom mudar para preto, então você sabe ele contém chumbo.

    Eu proponho outro teste, um pouco mais rigoroso e falseável:
    – Escolha qualquer batom (ou mais de um) de qualquer marca
    – Alguns gizes de cera
    – Uma vela
    – Vários metais (ouro de um anel, prata de um talher, cobre de uma moeda de cinco centavos e bronze de uma moeda de dez centavos)
    – Uma folha de papel branco
    Faça várias listras com os batons, a vela e os gizes e passe todos os metais em todas as cores.
    Viu rastros pretos?
    Agora tente esfregar os mesmos metais (use outros anéis, talheres e moedas para evitar contaminação!) diretamente no papel, sem tinta alguma.
    Marcas semelhantes apareceram?
    Pois é, certos metais deixam marcas escuras nas coisas…
    Batons são basicamente cera e corantes. A cera reage com variados metais, ficando escura.
    O batom se fixa ao lábio não pela presença de chumbo (isso é ridículo), mas pela viscosidade da cera.
    Batons não causam câncer porque chumbo não causa câncer e batons não contêm chumbo.
    As pessoas merecem saber a verdade, mas não tomem a minha palavra como certa, procurem no Google pela Dra. Elizabeth Ayoub ou por chumbo e batons.
    Finalizando, usando as palavras finais do próprio email: Por favor, envie esta informação para todas as suas amigas.

  • Anyele disse:

    Vejam isso:http://scienceblogs.com.br/uoleo/2008/11/batons-com-chumbo/

    Desmente completamente essa história, com fontes seguras e boas pesquisas, vale a pena ler!

  • Flávia disse:

    O escurecimento do batom se deve a oxidação do ouro em contato com o chumbo. É só uma reação química.
    Sim, alguns batons de longa duração possuem chumbo na composição de seus pigmentos. Mas a quantidade é insignificante. O chumbo causa diversos outros problemas de saúde (se ingeridos em ALTA quantidade), mas não há relatos de que cause câncer.
    A foto que acompanha este e-mail é de uma herpes labial.
    Podem usar seus batons à vontade!!
    Eu sou professora de química e biologia, e já fiz esse teste como experiência para meus alunos.

  • priscila disse:

    oi gente eu trabalho em uma loja de cosmeticos uso batom o dia todo todos os dias nunca me causou mal algum ta? galerinha nossa ha quanto tempo existe batom se fosse verdade eles ja teriam descoberto ha muito tempo ne? bjus pri

  • Queridas, esse tipo de email é mais um viral propagado por email ou facebook… Tenho até um link mas a informação já foi postada pela Priscila. Na dúvida, peçam a composição do produto para sua revendedora/consultora. Quando minhas clientes me questionam, faço questão de esclarecer e enviar a composição dos batons da Mary Kay. Sou mulher e ficamos inseguras com informações como essa, principalmente que podem afetar a nossa saúde. Mas infelizmente tem pessoas que parecem não terem mais o que fazer a não ser espalhar boatos pela Internet. Beijos e ótimo dia!

  • [...] O teste sugerido não serve para confirmar o boato, uma vez que o ouro não reage com chumbo. No entanto, outras substâncias presentes no batom podem, sim, fazer com que o anel marque o batom, como demonstrado no blog Eu Não Sou Amélia. [...]

  • Cláudio disse:

    fofas vocês, caindo nessa corrente, achando que sabem mais que o FDA ou inmetro… rsrsrsrs

    • Bia Jiacomine Eu não sou Amélia! disse:

      Oi Cláudio!!

      Ninguém aqui acha que sabe mais que ninguém. Nem muito menos afirmamos que é verdade ou não (como acredito que vc tenha lido no post). Só testamos, mostramos pra leitoras e deixamos a questão em aberto, umas vez que não somos especialistas no assunto. Mas de qq maneira obrigada pela visita!

      beijoss

  • Luci disse:

    o problema é que vocês são burros, por não saberem que o ouro solta resíduos pretos, se você passar anel de ouro em qualquer coisa, a “coisa” vai mudar de cor, vai ficar meio preto, porque o ouro solta esses resíduos, burros, burros demais.

    • Bia Jiacomine Eu não sou Amélia! disse:

      Oi Luci!!

      Por favor, se for pra ser mal educada e fazer grosseria, não precisa visitar o blog não… Um coisa é ter uma opinião, outra coisa é ser grosseira ao expressá-la!

      Obrigada!

      Beijos

  • LORENAxD disse:

    obrigadAAAAAA garotas amo vcs eu ate achei estranho a 3 dias comprei um batom de 1,45 super lindo preto perguntei meu pai que eh quimico e ele me confirmou com todas as letras NAO USE ESSE BATOM FILHA..rsrsrsrsrsrs
    vou fazer esse teste agora mesmo bjOS

    AMO VCS;*

    • Bia Jiacomine Eu não sou Amélia! disse:

      Oi Lorena!!

      Jura? Seu pai então concordou? Que ótimo saber que tem um fundo de verdade nessa historia td!!

      Obrigada sua linda!!

      Beijaoooo

  • kkkk disse:

    veja o link do fdda wwwfdagov/Cosmetics/ProductandIngredientSafety/ProductInformation/ucm137224.htm#expanalyses

    veja que o limite seguro é 0,001 ppm de pb e existem batons com
    3,06.

  • Rosana Borsari disse:

    E os da Maybelline vc já testou, aqueles q duram 24hrs???

  • Ana Suzuki disse:

    Também fico na dúvida. Vou experimentar com brinquedinhos chineses
    para crianças. Vou molhar um pouco e passar, dizem que contém cumbo de montão. Acho que também vale com lápis de cor ou crayon.

  • pri disse:

    Depois que comecei a usar um batom da avon, meus lábios ressecaram muito, inflamou,ardia muuuito e mal podia falar que parecia que ia rasgando minha boca, criou uma camada que fica toda branca.Parei de usar o baton ha 2 dias, to usando apenas baton de manteiga de cacau que ta ajudando mas resseca muito rápido e dói.
    OBS: quase me mato romando remédio para figado e naaaada, fiz o teste e escureceu o batom.

  • suelene disse:

    Quando fiz curso na marinha do Rio de Janeiro, eles comentaram que o extrato de tomate tem um índice muito alto de chumbo, a maioria dos alimentos com conservante tem chumbo. Por isso não vou me preocupar com um mísero batom. O cancer é a doença da atualidade,e claro que é porque comemos e respiramos substâncias que causam o câncer, vivemos num mundo capitalista onde o homem por ganância destrói a natureza sem pensar no mal que está fazendo a humanidade. Fazer o que né lindas, vamos usar batom, pelo menos aumenta nossa auto-estima. Beijão a todas.

Protected by WP Anti Spam
Google+